MUSICA, SHOWS E AFINS

MÚSICA: QUINTA CULTURAIS DO DIVINO TRAZ O “CONCERTO DE NATAL” COM DIREITO AO CORAL DO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO

Cassiano Leonardo para o ART POR TODA PARTE

SÃO PAULO: As Quintas Culturais no Divino buscam recursos para o restauro e conservação da Igreja do Divino Espírito Santo. A arte aliada ao patrimônio traz novas possibilidades financeiras para preservação da memória. A série abre um novo espaço ao público com música e arte de qualidade.

E no Dia 19 de dezembro, quinta-feira, às 19h30, acontece o Concerto de Natal das Quintas Culturais no Divino na Igreja do Divino Espírito Santo na Bela Vista. A série tem como objetivo o restauro da igreja inaugurada em 1908. Primeiro apresentam-se Adélia Issa (canto) e Edelton Gloeden (violão), depois o Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo, sob regência de André Rodrigo. A série é dirigida pelo tenor Miguel Geraldi. Os ingressos custam R$ 20,00 e meia entrada.

Ao final, serão sorteados para o público, exemplares do CD 12 Valsas Brasileiras com obras de Francisco Mignone e Edelton Gloeden como intérprete.

Dois grandes intérpretes da música de concerto, Adélia Issa e Edelton Gloeden, vão apresentar um repertório fascinante, com canções e obras instrumentais relacionadas ao Natal e à religiosidade, assim como cantigas de ninar tradicionais de vários países, de épocas e estilos diversos. Entre os compositores estão o espanhol Joaquín Rodrigo (o autor do famoso Concierto de Aranjuez), o irlandes Denis ApIvor, o paraguaio Agustín Barrios e o brasileiro Francisco Mignone, entre outros. Algumas das canções trazem poemas de grandes nomes da literatura, como Lope de Vega, Juana de Ibarbourou e Vinicius de Moraes. Serão também apresentadas antigas canções tradicionais natalinas, com seus textos originais.

Fundado em 2017, o Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo, regido por André Rodrigo, irá interpretar obras sacras e natalinas, como a clássica Noite Feliz de Franz Gruber. O objetivo do coral é enriquecer e integrar culturalmente os cantores. As apresentações são em vários espaços culturais da cidade.

A Officina da Memória é responsável pelo restauro da Igreja do Divino Espírito Santo. O Museu de Arte Sacra de São Paulo apoia o restauro, através da artista plástica Titina Corso, que promove oficinas de capacitação de alunos.

Programa

Adélia Issa (canto) e Edelton Gloeden (violão)

Joaquín Rodrigo (1901-1999) – Villancicos:
Pastorcito Santo (Lope de Vega)
Coplillas de Belén (Victoria Kamhi)
Aire y Donaire (Victoria Kamhi)
Agustín Barrios (1885-1944) – Villancico de la Navidad – violão solo
Denis Apivor (1916-2004) – Hush-a-ba Burdie (canção escocesa)
Carlos Guastavino (1912-2000) – Por los campos verdes de Jerusalén (Juana de Ibarbourou)
J.S. Bach (1685-1750) – Gavottes I – II – violão solo
Francisco Mignone (1897-1986) – Nana (cantiga de ninar)
Tradicional Francesa – Les Anges dans nos Campagnes
Tradicional Catalã – El Noi de la Mare – violão solo
Tradicional Espanhola – Campanas de Belén
Ernst Mahle – Natal (Vinícius de Moraes)

Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo
Lord make me to know – William Byrd
If ye love me – Thomas Tallis
Ave Maria – Furio Franceschini – arr. Heitor Villa-Lobos
Bambino Divino – Gian Paolo Dal Dosso
Ave Verum Corpus – Wolgang Amadeus Mozart
Gesù Bambino – Pietro Yon
Noite Feliz – Franz Gruber – arr. Damiano Cozella

As Quintas Culturais no Divino buscam recursos para o restauro e conservação da Igreja do Divino Espírito Santo. A arte aliada ao patrimônio traz novas possibilidades financeiras para preservação da memória. A série abre um novo espaço ao público com música e arte de qualidade.

A Igreja do Divino Espírito Santo, sua comunidade e o Museu de Arte Sacra de São Paulo uniram-se na criação do projeto. A igreja abriu as suas portas e oferece seu espaço físico e humano na criação de concertos musicais mensais a cargo do tenor Miguel Geraldi. O museu vem capacitando alunos para o restauro sob orientação da professora Titina Corso. O restauro fica a cargo da Officina da Memória. A comunidade ajuda com sua participação, prestigiando os eventos e na arrecadação de fundos para a preservação do patrimônio. “Vamos nos unir na preservação deste patrimônio”, convida Titina.

FICHA TÉCNICA:

Direção: Miguel Geraldi
Pároco: Padre Valmir Neres de Barros
Apoio: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Restauro: Officina da Memória
Restauradora responsável: Titina Corso
Site: http://igrejadivinoespiritosanto.com.br/

SERVIÇO:

Dia 19 de dezembro, quinta-feira, às 19h30
Quintas Culturais no Divino
Adélia Issa (canto) e Edelton Gloeden (violão)
Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo – regência de André Rodrigo
Local: Igreja do Divino Espírito Santo
Rua Frei Caneca, 1047 – Bela Vista SP
São Paulo/SP – CEP: 01307-003
(11) 3285-4483
Ingressos: R$ 20,00 (e meia-entrada)
Lotação: 350 lugares
Classificação indicativa: Livre
Duração: 90 minutos

cassianoleonardo
Ator, Cantor, Produtor, Estudante de Arquitetura, Colunista , Proprietário do Portal Art Por Toda Parte. Participou do Coralusp (Premiado APCA), Participou de vários festivais da Cultura Inglesa. Peças de Teatro Musical , Foi Produtor de uma Premiação Paulista por 2 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *